Na zona maravilhosa de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e a sua figura central o Infante D. Henrique, o principal impulsionador das conquistas portuguesas pelo mar.
Belém é o bairro memória da era dos Descobrimentos e da expansão
marítima portuguesa. Nos séculos XV e XVI, daqui partiram as caravelas e aqui
chegaram as novas das descobertas. D. Manuel I mandou então construir o
Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, símbolos do da riqueza e do
esplendor quinhentista de Portugal. Classificados Património da Humanidade, são
duas obras-primas do estilo "manuelino", interpretação portuguesa do
gótico final. Nas antigas dependências conventuais do mosteiro podemos
encontrar o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu da Marinha, onde poderá
saber um pouco mais das técnicas de navegação que os portugueses usaram.
D. Manuel I mandou então construir o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, símbolos do da riqueza e do esplendor quinhentista de Portugal. Classificados Património da Humanidade, são duas obras-primas do estilo "manuelino", interpretação portuguesa do gótico final. Nas antigas dependências conventuais do mosteiro podemos encontrar o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu da Marinha, onde poderá saber um pouco mais das técnicas de navegação que os portugueses usaram.
No séc. XVIII, o rei D. João V elegeu Belém para sua residência, mandando restaurar o Palácio e fazer uma escola de equitação. O Picadeiro foi adaptado a Museu Nacional dos Coches e o palácio "cor-de-rosa" tornou-se a residência oficial do Presidente da República. Em 1940, a pretexto das comemorações da fundação da nacionalidade, o governo de Salazar decidiu realizar aqui a "Exposição do Mundo Português". Para o efeito o traçado de Belém foi reorganizado e surgiram a Praça Afonso de Albuquerque, em homenagem ao primeiro vice-rei da Índia, a Praça do Império, o Padrão dos Descobrimentos e as zonas ribeirinhas de lazer.
A Igreja da Memória, a Capela de São Jerónimo, o Jardim Agrícola Tropical, o Centro Cultural de Belém e o Museu de Etnologia completam o conjunto museológico deste bairro.
Hoje, já não existe aqui nem o porto nem a praia dos Descobrimentos, mas uma agradável zona de lazer e cultura onde os lisboetas gostam de passear. A visita a Belém não ficará completa sem uma paragem na centenária Casa dos Pastéis de Belém, onde deve provar esta doce especialidade.
Fazemos parte do Turísmo de Portugal:
Confira abrindo o link em azul p.f.
Faça a sua reserva acessando ao link em
azul p.f.
WhatsApp: +351 916 652 250
#prestigetourspt #slowtours #lisboa #belém #ferias2019 #turismo #belohorizonte #riodejaneiro #saopaulo #minasgerais #matogrosso #brasil #excursaoprivada #turismoportugal #arizona #bahia #viajarfazbem #tours #viagens #turismopersonalizado #viagemfamilia #turismodeluxo #viagemdeluxo #melhorreceptivo #tourprivado #portugalcomteresaefernando
Sem comentários:
Enviar um comentário